Sobre São José

Cidade de São José

São José é uma cidade brasileira do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense.

Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 209.804 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau.

Faz divisa conurbadas com os municípios de Biguaçu e Florianópolis. Também faz divisa com o município de Palhoça, onde na divisa encontra-se o rio Imaruim. Também possui limites com os municípios de São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos.

História

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.

Em 1750, chegaram, à capitania do Desterro, 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual cidade de São José.

Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz.

O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época, José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa. Começava, então, o reconhecimento da terra. Em 1797, já havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos.

Em 1833, São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio, São José tornou-se, enfim, município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. Além das cidades catarinenses de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, também São José recebeu a visita imperial de dom Pedro II e dona Teresa Cristina, em 1845.

Geografia

A cidade faz limite com a porção continental de Florianópolis, sendo banhada pelas baías norte e sul, na qual recentemente construíram um aterro (veja foto) e é seccionada por uma rodovia de importância internacional: a BR-101, parte da Rodovia Panamericana que liga os grandes centros de Rio de Janeiro e São Paulo. Além desta, cruza parte da cidade o trecho inicial da BR-282, que dá acesso ao oeste do Estado. Às margens da BR-282, onde esta entroncada na BR-101, localiza-se o Shopping Center Itaguaçu.

Os limites com Florianópolis são determinados, ao sul, pelo rio Araújo que separa o bairro Campinas de Capoeiras, já em Florianópolis e ao noroeste pelo rio Büchler, em Barreiros. Mais ao norte a cidade se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. A oeste se limita com o município de São Pedro de Alcântara, que foi seu distrito de 1844 a 1994.
A maioria da população é de ascendência açoriana, mas existem também os descendentes de alemães, polacos, espanhóis, etc.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Santa Catarina criou o Encontra São José.

Blog do Guia da Cidade de São José

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de São José por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.

Dados Principais sobre São José

Aniversário: 19 de Março
Fundação : 1750
Gentílico: são-josefense ou josefense
Area: 113,171 Km²
População 209 804 hab. (2011)
IDH 0,849 - elevado
Prefeitura São José

Brasão de São José
Brasão de São José

Bandeira de São José
Bandeira de São José

Vídeo sobre a Cidade de São José
Veja mais vídeos sobre a Cidade de São José

Mapa de São José

 

Moradores ilustres de São José

 

 

  Sobre o EncontraSãoJosé
Anuncie no EncontraSãoJosé
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoJosé (grátis)
Fale com EncontraSãoJosé


Termos do Serviço | Política de Privacidade